Desde o ano 2000, na transição de um ano para outro, a Pantone anuncia a cor que será destaque no mundo. Para 2023, a cor escolhida foi a Viva Magenta 18-1750.
É uma cor derivada dos tons do tinto e do vermelho, que vibra com muita energia e vigor. Um novo tom de vermelho que é revelado encorajando a experimentação e auto expressão sem restrições.
Essa cor, particularmente, pode representar muitas coisas. Foi inspirada no extrato da cochonilha, corante natural de muita intensidade. A Viva Magenta evoca elementos que podemos encontrar na natureza, como o pôr do sol.
Outro fato interessante sobre a cor do ano, é que ela é considerada uma tonalidade híbrida, que se expande entre o físico e o virtual. Tanto que a Pantone criou o “Magentaverso”, que conta com salas de imersão inspiradas na cor Viva Magenta.
Cores que se complementam
A Pantone aproveitou e também divulgou algumas outras cores que combinam muito bem com a Viva Magenta:
- Corniso pálido, PANTONE 13-1404
- Areia cinza, PANTONE 13-1010
- Cinza lilás, PANTONE 13-3804
- Pale khaki, PANTONE 15-1216
- Campos de centeio, PANTONE 15-1115
- Cinza ágata, PANTONE 15-6307
- Plein Air, PANTONE 13-4111
Escolha não convencional
A escolha da Viva Magenta para a cor do ano 2023, chama atenção pelo alto contraste comparado com as escolhas anteriores. Em 2022, a cor do ano foi o Very Peri – Pantone 17-3938. Com tons arroxeados que simbolizam a transição e renovação.
Surgindo em 1963, o sistema de cores da Pantone surgiu com o intuito de propor soluções para as indústrias de impressão. Facilitando as combinações e identificações, abrangendo um vasto catálogo.
A Pantone do ano se tornou quase que uma instituição, a cor marca tendências que iremos ver no mundo da moda, web design, design gráfico, e nas indústrias de diversos tipos, mas pouca gente sabe como essas cores são escolhidas.
São 40 especialistas que se reúnem, e passam o ano estudando e pesquisando qual será a próxima cor a ser lançada pela Pantone.
Uma vez escolhida, a Cor do Ano da Pantone precisa receber um nome. Da mesma forma que escolher a cor foi uma tarefa muito difícil, escolher o nome dela tem a mesma dificuldade. Esse nome, além de fazer jus a cor, tem que seguir requisitos de funcionamento global, já que a cor do ano da pantone vai ser uma cor para todo o mundo.
Aplicações infinitas
De olho no potencial que a publicidade tem sobre a nossa cultura, aliado com seu alto poder de expressão. Isso torna possível o uso da cor muito além do design gráfico, estando presente também na indústria da moda, produtos e tintas.
Uma das empresas que já estão explorando o potencial da Viva Magenta é a Motorola. Que, com uma parceria oficial da Pantone, acabou de lançar uma versão do EDGE 30 FUSION na cor do ano de 2023.
A partir da divulgação da cor do ano 2023, não vai ser novidade ver a cor espalhada por aí. Certamente essa cor vai ser encontrada em muitos objetos do dia a dia.
Para alguns especialistas do ramo da moda, a Viva Magenta pode ser uma opção interessante para quem acredita em superstições e votos de ano novo, já que a cor traz uma nuance de energia, é pulsante, alegre, otimista, e nos aproxima da natureza.
E para finalizar: segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, a Viva Magenta PANTONE 18-1750 é enraizada no que é primordial, nos reconecta à matéria original. Invocando as forças naturais, galvanizando o nosso espírito, fortalecendo e construindo o nosso interior.